. blog de Fabio Camarneiro

assine

arquivos

16 February 2010

das weiße band (2009)

A fita branca tem todos os elementos "problemáticos" dos outros filmes de Michael Haneke. A saber: uma construção de cena que divide o mundo entre opressores e oprimidos; a mediação de todas as relações pela agressividade etc.

 

Porém, em A fita branca esses "problemas" parecem servir bem ao filme. Porque, de uma ou de outra maneira, essa divisão do mundo entre "bem" e "mal" transparece como uma tolice. A tal fita branca é um símbolo de pureza em um mundo onde a pureza não é mais possível. Um mundo corrupto, que ainda tenta manter as tradições religiosas (e morais) do século XIX.

Alguns disseram que A fita branca retrata a gênese do nazismo. Na verdade, trata-se da gênese do século XX: uma época que confundiu de maneira intensa o "bem" e o "mal", época em que um gesto de paz pode gerar uma guerra e em que uma bomba atômica é usada para trazer a paz.

A fita branca é um filme imperfeito, que mostra um interessante caminho para o cinema de Michael Haneke, que antes parecia preso a uma "fórmula": situações de opressão com toques de grand guignol, feitas sob encomenda para chocar (ou, no caso, encantar) a burguesia. Uma receita que, felizmente, parece ter sido abandonada desde seu trabalho anterior - o brilhante Caché - e também agora em A fita branca.

-

No comments:

creative commons

followers

marcadores